Administrac

ADMINISTRAC

ASSessoria, Consultoria e CAPACITAÇÃO em Propriedade Intelectual E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO 

Aula 01 -  Introdução à Propriedade Intelectual

Aula 02 - Dos órgãos de registro e temporalidade em PI

Prezados, sejm bem-vindos a esta Oficina Profissiona em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, onde iremos fazer um percurso no caminho da Produção do Intelecto Humano, passando por diversas fases do desenvolvimento do grau de maturidade das tecnologias. Nesta aula, iremos abordar os conceitos básicos de Propriedade Intelectual e sua contextualização, as ramificações jurídicas da Propriedade Intelectual e legislação acerca destas ramificações.

Nesta aula, abordaremos sobre os órgãos competentes para a recepção dos pedidos de registro e de depósitos e falaremos de um aspecto importante em termos de Propriedade Intelectual - PI, que é a temporalidade de vigência das proteções concedidas pelo Estado.

Aula 03 - Princípio da Territorialidade e a Dualidade em Direitos Autorais

Nesta aula o tema é a Prospecção Tecnlógica. O tema está relacionado a questão de sobrevivência das organizações. Aquelas organizações que não prospectaram perderam mercado e o pior, fecharam as portas. Trataremos dos conceitos de Prospecção Tecnológica, dos aspectos metodológicos de construção dos métodos de prospecção (forecasting, assessment, foresight); das Dimensões Prospectas (incertezas críticas); os Riscos Tecnológicos; Curva - S de Foster; Vantagens e desvantagens da Prospecção Tecnológica

Aula 04 - Conceito de Patente

Faremos uma breve esplanação sobre o Princípio da Territorialidade em Propriedade Intelectual e abordaremos sobre o aspecto da Dualidade existente nos Direitos Autorais. Também, será apresentado uma animação que demonstra, de forma sintética os patenteáveis e não patenteáveis.

No vídeo estão descritos os elementos conceituais de patentes, a importânca de se estudar o tema e os benefícios que ela pode gerar em termos de recursos. Citamos, por exemplo, a patente da Vanau Flash, gera 90% dos royalties da Universidade de São Paulo - USP

Aula 05 - Publicar ou Patentear

Aula 06 - Introdução à busca de anterioridade (estado da técnica)

Aula 07 - Busca de anterioridade passo-a-passo

Aula 08 - Introdução à Prospecção Tecnológica

Nesta aula vamos tratar de um assunto que se tornou um dilema entre as universidades: publicar ou patentar as invenções? Será trabalhado um ponto fundametal da Propriedade Intelectual que é a definição da melhor opção de Estratégia de proteção do conhecimento. Conhecer as estratégias de proteção é necessário para tomar decisões mais assertivas da apropriação do conhecimento. Aqui estão expostos os cuidados essenciais que deverão ser tomados quando se tem uma invenção que possa gerar impacto. Não deixe de assistir.

Nesta aula será exposto os conceitos de busca de anterioridade, as estratégia de busca de anterioridade (características essenciais da invenção, sinonímia, idiomas, operadores booleanos, Classificações Internacionais de Patentes). Também será falado sobre os critérios de patenteabilidade, e outros conceitos como Estado da Técnica, Estado da Arte, Perído de Graça, etc.

Neste vídeo abordaremos o passo-a-passo para se fazer a busca de anterioriade em banco de dados patentários gratuitos, usando os meios e elementos necessários para tal, como por exemplo, a aplicação dos termos booleanos, termos de truncagem, identificação do número da Classficação Internacional de Patentes, e as formas de pesquisa.

As próximas aulas podem ser acessadas através do botão verde acima. Estarão disponíveis aulas como Método de Prospecção Tecnológica, Valoração de Ativos Intangíveis, Redação de Patentes, Contratos de Transferência de Tecnologia para Inovação e diversos outros. ATENÇÃO! SITE EM CONSTRUÇÃO.